Início de ano é o momento em que as lojas oferecem inúmeros descontos e saldos. Isso ocorre, pois, alguns produtos que não foram vendidos no Natal, costumam ser alvos de ofertas para que as pessoas aproveitem e comprem o que não adquiriram no período das festas de final de ano.
Esse aumento no número de ofertas tende a acontecer, principalmente, nas lojas virtuais que, por conta da pandemia, têm se tornado cada vez mais a primeira opção de consumo.
Porém, “nem tudo são flores”! O cenário de compras digitais tem seus pontos fortes e fracos. Ao mesmo tempo em que oferece praticidade e, na maioria das vezes, diversos descontos, também pode ser um cenário de golpes e fraudes!
Atualmente, são divulgadas inúmeras ofertas, propostas de empréstimos e de assistência financeira que chamam a atenção das pessoas na internet. Mas é preciso ter muita cautela antes de fechar qualquer negócio e cadastrar dados pessoais em plataformas digitais.
Pensando nisso, preparamos oito dicas para te ajudar a não cair em nenhuma “cilada” nessa época! Confira a seguir!
#1 Fique atento aos seus e-mails
Nunca clique em links da sua caixa de entrada ou spam sem antes verificar a identidade e o domínio de quem lhe enviou um e-mail. Há pessoas mal-intencionadas que criam e-mails falsos com links solicitando dados pessoais e até mesmo informando pagamentos inexistentes.
#2 Duvide de descontos extremos
Para sua segurança, ofertas que parecem boas demais exigem atenção. Ao se deparar com descontos imperdíveis, faça uma busca na internet sobre a reputação da empresa que oferece tal promoção, e dê prioridade sempre às companhias mais conhecidas e confiáveis.
Indicamos que você pesquise pela reputação da empresa no site Reclame Aqui. Nele, você terá acesso às avaliações de outros clientes e saberá se a marca é ou não confiável.
#3 Cuide do seu cartão de crédito
Tenha o hábito de verificar sempre o extrato do seu cartão de crédito. Em meio às compras que você mesmo fez, pode haver alguma cobrança feita por golpistas que conseguiram, de alguma forma, seus dados bancários.
Além disso, antes de cadastrar o seu cartão em qualquer site da internet, verifique se a companhia é confiável. Uma dica valiosa para aumentar a sua segurança, é usar a opção do cartão de crédito virtual que a maioria dos bancos já disponibiliza.
#4 Desconfie de viagens com preços irreais
Assim como produtos, viagens também são utilizadas por golpistas para chamar a atenção de consumidores desatentos. Por isso, ao se deparar com uma promoção imperdível de passagens, hotéis e destinos, entre em contato com as empresas promovidas para ter certeza de que as ofertas são reais.
É importante também pesquisar o endereço do site oficial da loja, no Google ou em outro site de pesquisa de sua preferência. Assim, você saberá se a oferta proposta em outros sites é realmente válida ou não.
#5 Cuidado com ligações estranhas
Não é só pela internet que pessoas mal-intencionadas praticam golpes: ligações telefônicas também são um meio de enganar consumidores!
Desconfie de ligações em que alguém lhe oferece algum produto ou serviço, pedindo os seus dados pessoais e bancários. Há uma grande chance de que isso seja uma tentativa de aplicar um golpe em você!
#6 Atenção ao WhatsApp!
Você já deve ter ouvido falar em golpes pelo WhatsApp, não é mesmo?! Pois é! Esse aplicativo tem sido um dos principais alvos de golpes nos últimos tempos.
Sendo assim, fique atento a pedidos de dinheiro, mesmo quando forem de pessoas conhecidas, pois golpistas clonam contas e fazem solicitações “emergenciais” para todos os contatos existentes.
Antes de efetuar qualquer transferência ou pagamento pelo WhatsApp, faça uma ligação e confirme de outras formas se quem está falando com você, é realmente quem você pensa. Ah, e ative a autenticação de dois fatores do aplicativo para dificultar clonagens!
Outra dica é restringir a exibição da sua foto de perfil apenas para contatos ou amigos – tanto no WhatsApp quanto em outras redes. Isso evita que pessoas mal-intencionadas copiem suas fotos para aplicar golpes.
#7 Fique de olho nos dados na hora de efetuar pagamentos
Antes de fazer qualquer pagamento, transferência ou assinar algum contrato virtual, fique atento se os dados da empresa que entrou em contato com você, coincidem com os dados que aparecem na hora da transação.
Essa é uma forma simples de identificar se alguém está se passando por uma companhia ou por outra pessoa. Se você notar que há alguma divergência de dados, redobre sua atenção e, se possível, entre em contato com a empresa real para saber se tal transação realmente é decorrente dela.
#8 Seja cauteloso nas redes sociais
Tenha muito cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. Hoje em dia, uma simples publicação pode dar aos golpistas muitas informações sobre você. Eles conseguem saber o que você gosta, lugares onde prefere ir, e criam o seu perfil comportamental, para entender de que forma podem fazer você cair em um golpe.
Essas são as nossas principais dicas para que você tenha um início de ano seguro e livre de golpes! Faz parte do nosso trabalho cuidar de você em todos os momentos!
Segurança contra golpes com a Sabemi
A Sabemi alerta sobre possíveis golpes e fraudes envolvendo seu nome, vinculados ao oferecimento de seguros, empréstimos e assistência financeira. Fique atento ao fornecimento dos dados pessoais para propostas realizadas por telefone, aplicativos ou e-mail, pois sempre podem se tratar de tentativas de golpes. Veja as medidas de segurança indicadas:
- Os saldos emitidos têm como favorecido, apenas a Sabemi, nunca outras empresas. Caso receba algum documento cujo favorecido seja outra empresa ou pessoa física, não realize o pagamento. Informe diretamente a Sabemi, a partir dos meios de comunicação oficiais;
- Antes de realizar o pagamento, certifique-se que as empresas favorecidas são: SABEMI SEGURADORA, CNPJ 87.163.234/0001-33 ou SABEMI PREVIDÊNCIA PRIVADA, CNPJ 88.747.928/0001-85;
- A Sabemi não realiza operações para capitalização de valores ou assunção de dívida e nem altera o valor e prazo das parcelas ao longo do contrato. Portanto, desconfie e reporte imediatamente para nossos canais de atendimento se receber qualquer promessa de investimento ou oferta de quitação de sua assistência financeira em prazo menor ao originalmente contratado;
- Desconfie de qualquer ligação que informe que você tem valores de seguro a receber e jamais deposite dinheiro após receber ligação desse tipo. Caso sejas abordado com esta promessa, denuncie imediatamente aos nossos canais de atendimento.
Tenha sempre cuidado com o fornecimento de informações. Se ficou alguma dúvida, acesse: www.sabemi.com.br ou entre em contato com nossa Ouvidoria por meio do 0800 880 1999.
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