Visite nosso site Clicou, chamou!

Sabemi Sabemi

Tempo

6 minutos de leitura

Descer para o conteúdo
Tempo

6 minutos de leitura

Descer para o conteúdo

Manter as finanças equilibradas e sob controle é um grande desafio para muitas pessoas, especialmente para aquelas que não possuem um bom planejamento financeiro pessoal.

A escassez de conhecimento sobre organização financeira, tempo para destinar ao tema e recursos para colocar as contas em dia, faz com que muitos percam o controle do orçamento familiar, envolvendo-se em despesas ainda maiores e ocasionando diversos prejuízos aos envolvidos.

Nesse sentido, contar com uma assistência personalizada e dicas de profissionais especializados pode ser essencial para quem precisa sair do vermelho ou deseja se manter no azul. Ficou curioso para saber como funciona? Confira aqui!

O que é consultoria financeira?

Primeiramente, é necessário compreender o que é, de fato, a consultoria financeira, para depois compreender os benefícios que ela pode proporcionar. Então, vamos lá!

Quantas vezes já não ouvimos a clássica história de o salário acabar antes do final do mês? Ou saber sobre aquela pessoa que gasta mais do que deve no cartão de crédito, no mês seguinte não consegue pagá-lo e contrai diversas dívidas? Será que o problema é o salário ou a falta de planejamento e organização?

É aí que entra a consultoria financeira. Esse tipo de serviço consiste na avaliação das finanças de uma pessoa ou empresa e, a partir do cenário desenhado, age na elaboração de estratégias para colocá-las em ordem, evitando o agravamento das dívidas e possibilitando um melhor investimento da renda gerada.

O que faz um consultor de finanças?

Consultor de finanças é o profissional que realiza o trabalho de consultoria financeira, auxiliando, entre outras coisas, na organização e na gestão das finanças. De forma resumida, o consultor vai ensinar você a usar o seu dinheiro de forma inteligente.

Dependendo do modo como você administra a sua renda, esse profissional pode recomendar ajustes a curto, médio e longo prazo.

A curto prazo, as orientações podem sugerir a criação de uma reserva de emergência ou a mudança de determinados hábitos, por exemplo. A médio e longo prazo, o consultor pode aconselhar e auxiliar nos investimentos, e até mesmo em estratégias para a aposentadoria.

Quais os benefícios da consultoria financeira?

Você sabe as vantagens que contratar esse serviço pode trazer? Ou, por que é necessário buscar um profissional para ajudar a manter o controle sobre as finanças?

Abaixo, confira alguns dos benefícios do serviço de consultoria financeira.

#1 Melhorar sua gestão financeira pessoal

Se você frequentemente fecha o mês no vermelho, isso é sinal de uma gestão financeira pessoal mal-feita. Nesse quesito, um consultor de finanças poderá ajudar bastante. Ao apontar o caminho certo para que você contabilize adequadamente suas entradas e saídas, o resultado pode ser mais dinheiro sobrando. Quem sabe dá até mesmo para investir naquele sonho de anos, como a casa própria, por exemplo?

#2 Entender os melhores investimentos

Temos noção de que investir, para quem não entende do assunto, ainda é visto como uma opção apenas para aqueles que têm algum dinheiro sobrando. Porém, já avisamos que essa crença está equivocada e apenas evidencia a falta de conhecimento, por parte de quem acredita nela.

Ao considerar complicado investir o dinheiro, aumenta-se o número de pessoas desinteressadas pelo tema e que perdem boas oportunidades de construir sua estabilidade financeira.

Exatamente por isso, contar com o auxílio de um consultor de finanças garante que todo o seu dinheiro seja aplicado da melhor forma. É possível começar até mesmo com um valor pequeno. A consultoria financeira também se propõe a auxiliar nesse aspecto.

#3 Simplificar sua vida financeira

Sabemos que muitas etapas da vida financeira ainda são excessivamente burocráticas. A maioria das pessoas faz o máximo para evitar as burocracias impostas por bancos e instituições financeiras, e ter as instruções corretas para lidar com eventuais problemas é essencial para resolvê-los com mais tranquilidade e agilidade.

O trabalho de uma consultoria financeira é o de simplificar a vida de quem precisa dessa assistência. Seja qual for a demanda, o consultor financeiro vai auxiliar você na resolução, de maneira mais assertiva possível e sem complicações. Uma pessoa com mais domínio e controle sobre as finanças é um indivíduo mais tranquilo e seguro.

#4 Resolver um problema específico

Mesmo que o seu problema seja isolado, uma consultoria de finanças pode ajudar você a planejar e a evitar erros. Você gasta demais? Não consegue manter as finanças de sua empresa sob controle? Precisa de um empréstimo para realizar um sonho? Não sabe como começar a investir? Precisa declarar ou restituir o Imposto de Renda? Ter uma consultoria financeira vai ajudar você a resolver não apenas esses, mas outros problemas em sua vida financeira que, inclusive, decorrem desses citados.

Quando se deve buscar por um consultor de finanças?

Os serviços de um consultor de finanças ajudam não apenas empresas e empreendedores, mas também indivíduos que precisam de auxílio com seu orçamento pessoal.

Já falamos sobre o que é a consultoria financeira e seus benefícios, mas como saber os motivos para buscar por um consultor de finanças? Confira:

  • Para melhorar o uso de sua renda;
  • Para organizar as finanças pessoais;
  • Para simplificar os processos usados nas finanças pessoais;
  • Para definir o perfil do investidor;
  • Para encontrar os melhores investimentos para cada perfil;
  • Para aplicar os conhecimentos em sua atividade.

Manter o dinheiro sob controle é essencial para a nossa qualidade de vida e bem-estar. Ter um consultor de finanças ajudando nesse aspecto é o que você precisa para fazer seu dinheiro valer mais.

Por isso, conte com a consultoria financeira da Sabemi. Nossa equipe pode ajudar você nesse desafio. Gratuitamente, disponibilizamos recursos como a planilha de controle de gastos e o simulador de investimentos. Além disso, acompanhe os artigos publicados no Blog da Sabemi e o nosso podcast sobre finanças pessoais, o TimTim por DimDim.

Gostou do texto? Estamos disponíveis para lhe oferecer as melhores soluções em assistência financeira possível, por meio do Clicou, Chamou!