Visite nosso site Clicou, chamou!

Sabemi Sabemi

Tempo

5 minutos de leitura

Descer para o conteúdo
Tempo

5 minutos de leitura

Descer para o conteúdo

De uns tempos para cá, você já deve ter se deparado com uma enxurrada de termos diferentes ligados à tecnologia, como: Big Data, Open Banking, Inteligência Artificial, Startup e IoT (Internet das Coisas).

Parece tudo muito futurista, não é mesmo? Mas, calma! Você não está sozinho e esse post foi escrito para pessoas que, assim como você, estão em busca de conhecimento sobre as inovações do mercado.

Ao prosseguir com a leitura, será possível entender um pouco mais sobre o Open Insurance. Esse termo corresponde ao movimento de mudança, diretamente ligado ao segmento de seguros e, claro, que a gente não deixaria de esclarecer tudo aqui para você. Confira!

O que é Open Insurance?

Seguindo o mesmo caminho do conceito de Open Banking, as empresas de seguros também buscam formas de tornar os processos operacionais mais simples, ágeis, personalizados e democratizar o acesso.

Esse novo movimento tem como objetivo disponibilizar a estrutura de produtos, serviços, dados e funcionalidades de uma empresa para parceiros de negócio, startups e comunidades interessadas.

Calma, antes que você pense que sua seguradora pode simplesmente sair por aí distribuindo suas informações, fique sabendo que elas estão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados e toda essa interação acontecerá em uma plataforma segura.

Essa plataforma integrada baseia-se em protocolos padronizados de integração — os APIs (Application Programming Interfaces). São eles que possibilitam o compartilhamento de dados das empresas participantes, de forma fácil e com toda segurança.

Corretoras, companhias de seguro, insurtechs, bancos e fintechs, poderão usar a plataforma e ter livre acesso a produtos e serviços ofertados umas das outras. Dessa forma, será possível oferecer inúmeras combinações de soluções aos consumidores.

Quais os seus fundamentos?

O conceito de Open Insurance é baseado em três fundamentos principais, que envolvem informações, inovações tecnológicas e novos modelos de negócios.

#1 Open Innovation

Na Inovação Aberta, em tradução para o português, as informações e serviços ficam disponíveis para outras companhias seguradoras ou modelos de negócio interessados em desenvolver novas soluções para o segmento.

#2 Digital Experiences

O objetivo desse fundamento é produzir experiências digitais inovadoras, a partir do uso de serviços e informações das empresas seguradoras.

Esse movimento deve evoluir de forma rápida com o início das operações da rede 5G e do crescimento de sistemas integrados, como o IoT (Internet das Coisas).

#3 Novos modelos de negócio

A união de inovações e vivências digitais será a base para dar direção e desenvolver novos modelos de negócios para companhias seguradoras.

Quais os benefícios?

Após ler essas explicações, você deve estar se perguntando quais os benefícios de tudo isso na prática, não é mesmo?

Espera-se que a maior vantagem seja tornar produtos relacionados a seguros e previdência muito mais acessíveis, por causa do aumento da concorrência e dos tipos de serviços.

Em tese, a ideia é que esse sistema reduzirá os custos para as empresas do setor e, dessa forma, se refletir em ofertas mais atraentes para o consumidor. Além disso, a oferta de produtos passará a ser mais personalizada, atendendo a demandas e necessidades mais específicas.

O segurado também poderá comparar seu seguro contratado com outras opções existentes no mercado e assim escolher a que melhor se adequa a sua necessidade.

Como a Sabemi se preparou para essa inovação?

A Sabemi, uma das mais tradicionais seguradoras do Brasil, com quase 50 anos, segue atenta e alinhada aos movimentos de inovação do mercado.

Dando continuidade à sua esteira de transformações, a companhia, além de digitalizar o seu processo de vendas e trabalhar, constantemente, na melhoria da jornada de seus segurados, lançou o Inova, Programa de Inovação Aberta e Disruptiva. 

A iniciativa busca conectar inovações às estratégias do seu negócio de modo a alavancar o crescimento do setor, ao mesmo tempo, em que fortalece seus objetivos de médio e longo prazo.

O programa é estruturado a partir de quatro pilares centrais: eficiência operacional, aumento de receita, melhor experiência do cliente e otimização e personalização da oferta de produtos e está com inscrições abertas para os interessados.

Para conhecer mais sobre a Sabemi e as suas soluções, acesse o site.