Visite nosso site Clicou, chamou!

Sabemi Sabemi

Tempo

4 minutos de leitura

Descer para o conteúdo
Tempo

4 minutos de leitura

Descer para o conteúdo

“Há quanto tempo não te vejo por aqui!”. É isso que você diz para o seu dinheiro quando ele cai na sua conta? Se sim, chegou a hora de se acertar com ele, não é mesmo? Neste quesito, economizar e investir são palavras importantes para quem deseja concretizar planos e realizar sonhos.

E se você pensa que investir é um bicho de sete cabeças, você está enganado! Independentemente da sua atual situação financeira, é possível se organizar para ter economias que te proporcionem segurança e garantam a realização de sonhos e planos.

Mas vamos direto ao assunto… por onde começar a investir? O primeiro passo é educação financeira! Continue a leitura e descubra, de forma simples, como iniciar no mundo dos investimentos! Boa leitura.

 

Para começar a investir, você precisa de educação financeira

Para começar, responda algumas perguntas: como está sua vida financeira agora? Você gasta mais do que ganha? Possui dívidas em aberto? Você consegue guardar dinheiro? Analisar o todo, representa iniciar um planejamento financeiro.

A Sabemi disponibiliza, gratuitamente, materiais de educação financeira que podem te ajudar muito na organização das suas finanças. Além disso, o podcast TimTim por DimDim é repleto de informações e pautas específicas que tornam qualquer assunto do mundo financeiro, muito mais simples.

Mas por que é importante ter educação financeira? É necessário enxergar para onde o seu dinheiro está indo, e tomar medidas para que você consiga controlá-lo da melhor forma. Chega de adiar sonhos por estar sempre no vermelho! A organização é a chave para o sucesso!

 

Estou me organizando, e agora? Posso investir?

Após começar essa organização, indicamos que você crie uma reserva de emergência para estar preparado caso ocorra algum imprevisto - em média, um valor que cubra seis meses das suas despesas.

Mas calma, sabemos que não é tão simples guardar tanto dinheiro de uma vez! Para acumular o valor de emergência, você pode iniciar investindo em renda fixa, que oferece mais segurança e rentabilidade.

Lembre-se sempre: como você está começando, crie metas que sejam realistas! Separe-as por curto, médio e longo prazo. Por exemplo: viagens, a compra de um item desejado, de um carro, imóvel, e por aí vai. Separe seus desejos e defina um investimento para cada um deles. Assim, você investirá de forma mais assertiva!

E claro, você não precisa de muito dinheiro para começar a investir! Há inúmeras opções no mercado que oferecem fundos a partir de apenas R$1,00 - o objetivo é fazer render a quantia que você tem disponível!

Uma dica muito importante: tenha segurança na corretora de investimentos ou na instituição financeira que você escolheu. De preferência, faça uma pesquisa sobre a saúde financeira da instituição e busque carteiras que estejam de acordo com o seu perfil de investidor (análise que identifica seus objetivos e expectativas relacionadas aos investimentos).

Para começar a investir, você precisa de organização, metas, confiança e determinação! Não esqueça de baixar, gratuitamente, as planilhas da Sabemi e de acompanhar o nosso podcast! Qualquer dúvida, conte com a gente!