O que é preciso para garantir a estabilidade financeira de uma família?
Garantir a segurança da sua família é prioridade para você? Além de poder proporcionar uma vida confortável a quem você ama, é preciso pensar na estabilidade financeira. Mas o que isso quer dizer?
O conceito vai muito além de pagar as contas em dia. Para assegurar que os seus recursos serão suficientes em caso de alguma necessidade, você precisa estar preparado e começar algumas mudanças na sua vida econômica.
Quer saber como garantir a estabilidade financeira de quem você ama? Confira estas dicas.
1. Controle os gastos mensais
Tenha o hábito de anotar as suas despesas. Você pode dividir em gastos diários, semanais e mensais. No início pode parecer complicado, mas assim que criar o hábito, ficará muito mais fácil. Existem aplicativos gratuitos que podem ajudar nessa tarefa.
Procure avaliar se todos os gastos que você faz são realmente necessários. Elimine despesas supérfluas, como tarifas bancárias abusivas, pagar academia que não frequenta ou adquirir produtos por impulso e que nunca serão usados.
2. Faça um planejamento para ter estabilidade financeira
Assim que você reunir as informações sobre seus gastos mensais, é hora de avaliar quais as suas necessidades e objetivos para os próximos meses — trocar de carro, viajar, faculdade dos filhos, aposentadoria etc.
Estabeleça uma meta de investimento mensal, que pode ser em um Título do Tesouro Direto ou outra aplicação de renda fixa. Melhor começar com pouco — R$50,00, por exemplo — do que nunca começar.
Invista parte do seu tempo livre em educação financeira, há muito conteúdo bom disponível na internet.
3. Pague as contas em dia
Às vezes não tem jeito, uma conta ou outra acaba atrasando, mas isso não pode ser recorrente. Um dia de atraso já é o suficiente para ter que pagar multa e juros, que podem causar um sério prejuízo nas finanças, se forem frequentes.
Evite pagar apenas a parcela mínima do cartão de crédito e entrar no rotativo. Os juros que incidem sobre o saldo devedor são absurdos e podem chegar a quase 300% ao ano.
4. Não faça dívidas levianas
O costume de parcelar despesas pode ser tentador, mas muito nocivo para quem deseja alcançar estabilidade financeira. As parcelas parecem pequenas, mas quando se acumulam, consomem boa parte da sua renda.
Deixe os pagamentos a prazo para uma urgência ou para investir na casa própria, por exemplo. Mesmo no caso da aquisição de um carro é preciso pensar muito bem antes de assumir a dívida. Lembre-se de que não é só a prestação do veículo, tem o seguro, IPVA, combustível e as manutenções.
5. Contrate um seguro de acidentes pessoais
Todos nós estamos sujeitos a imprevistos. Mesmo que você tenha as contas em dia e uma reserva financeira para alguns meses, como seria se não pudesse trabalhar ou tivesse despesas inesperadas por causa de um acidente?
Situações como essas podem acabar com a tranquilidade de uma família. Por isso, é importante poder contar com um seguro de acidentes pessoais. A Sabemi tem orgulho de cuidar, com excelência, dos seus mais de 300 mil clientes.
São 50 anos dedicados ao segmento de seguros, previdência e empréstimo pessoal. É preciso ter confiança em quem vai garantir sua estabilidade financeira e a segurança das pessoas que você ama.
Lembrou-se de alguém que precisa colocar a vida financeira em ordem? Sinta-se à vontade para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.