Visite nosso site Clicou, chamou!

Sabemi Sabemi

Tempo

6 minutos de leitura

Descer para o conteúdo
Tempo

6 minutos de leitura

Descer para o conteúdo

Para muitos, o ano começa de fato apenas em março, após o período de férias e Carnaval. Essa sensação de que janeiro e fevereiro ainda não trazem as responsabilidades de um início de ano, pode resultar na temida desorganização financeira.

Matrículas, materiais escolares, compras de uniforme e inúmeros compromissos financeiros dessa época, unidos aos gastos do ano que passou, costumam pesar a renda de quem não tem um planejamento financeiro e acaba gastando mais do que podia.

Por isso, a Sabemi preparou cinco dicas para que você comece o ano com o pé direito nas finanças, e consiga se organizar para que sua vida financeira seja saudável durante o ano todo. Boa leitura!

Qual a importância de começar o ano com organização financeira?

A oportunidade de se organizar financeiramente sempre existirá, mas em épocas como a virada e o início de um novo ano, temos uma energia extra e muita animação para estipular novas metas e decidir mudar nosso comportamento em diversas áreas da vida.

Quando falamos em finanças, ao se deparar com as dívidas obtidas no decorrer dos meses passados e com os novos gastos previstos, muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam ignorando a necessidade de um planejamento financeiro.

Fazer um planejamento no início de 2024 significa se preparar para os meses que vêm pela frente e ter a tranquilidade financeira tão desejada por todos!

Se você sente dificuldade na hora de organizar seus gastos e precisa de ajuda, a Sabemi tem um canal em que disponibiliza materiais gratuitos para te auxiliar em questões de educação financeira.

Nosso podcast TimTim por DimDim é uma ótima opção para você aprender a se planejar com gente que se preocupa com o seu bem-estar!

O que fazer para iniciar o ano com o pé direito nas finanças?

As dicas que preparamos para você, lhe ajudarão a ter um equilíbrio financeiro e uma visão mais ampla e clara sobre sua renda e gastos mensais. Confira a seguir:

#1 Esteja ciente da sua situação financeira atual

Ter ciência e enxergar a realidade da sua situação financeira é o primeiro passo para iniciar 2024 com o pé direito quando o assunto é dinheiro. Para isso, faça uma lista dos seus gastos fixos e compare-a com o valor que você recebe mensalmente.

Se você perceber que seu saldo ficará vermelho, indicamos que faça uma análise dos seus gastos e tente reduzi-los. Mas, se você está endividado, coloque o pé no freio! A fórmula mágica para se livrar de dívidas é o planejamento financeiro!

#2 Defina um orçamento

Estando ou não no vermelho, definir um orçamento é uma forma começar a ter um equilíbrio financeiro. Ele te ajudará a enxergar quanto você está gastando, no que você está gastando, e quais são as despesas que podem ou precisam ser reduzidas/eliminadas.

Se você não sabe por onde começar, acesse nossa planilha gratuita para fazer o seu orçamento de forma simples e rápida!

#3 Tenha metas financeiras

A partir do orçamento, você terá uma visão mais ampla sobre a sua situação financeira atual. Com essa informação em mente, você precisa estabelecer metas para realizar os seus desejos que envolvem dinheiro.

Defina o que você quer fazer e pense no caminho a ser percorrido até o final do seu objetivo. Planeje seus gastos a curto, médio e longo prazo. Anote o que você precisa pagar, com o que terá que gastar daqui um tempo, e estipule um valor que será guardado.

#4 Gaste de forma consciente

Antes de efetuar qualquer compra, pense se você realmente necessita do que quer comprar. Muitas vezes, somos pegos pelo impulso, mas gastos desnecessários podem pesar no seu orçamento e abalar o seu planejamento para 2024.

Uma boa forma de ser mais consciente no momento da compra, é deixar um pouco de lado o cartão de crédito e priorizar pagamentos no débito.

Assim, você perceberá na hora um valor saindo da sua conta, e ainda evitará parcelamentos que interferem na sua renda dos próximos meses.

#5 Tenha uma reserva de emergência

Nunca sabemos o que o futuro reserva, não é mesmo? Por isso, ter uma reserva de emergência pode deixar você tranquilo durante o ano todo, afinal, você estará preparado para gastos não esperados e terá a segurança de nunca ser pego desprevenido.

Guarde uma parte do que você recebe, e de forma alguma utilize ela para fazer alguma compra.

Pode parecer difícil colocar a vida financeira nos eixos, mas sem dúvidas, o primeiro passo é decidir iniciar o ano com o pé direito nas finanças! A partir disso, siga as dicas que preparamos e conte conosco para ficar tranquilo não só em 2024, mas sempre!