Com frequência, acompanhamos na mídia e nas redes sociais publicações sobre a importância de desenvolver hábitos saudáveis. Mas como saber de que forma acessar conteúdos relevantes e de confiança dentro de um universo repleto de "especialistas no assunto", chás, sucos detox e dietas mirabolantes?
Em primeiro lugar, desconfie dos extremos e das soluções mágicas. É preciso buscar uma fonte confiável para obter informações sobre alimentação saudável e saúde. Mas onde? Como? Deixa que a gente te ajuda! Foi pensando em resgatar você desse mar de informações incertas que nós elaboramos este artigo, baseado em conceitos simples e fáceis para usar no dia a dia. Confira!
Alimente-se de comida de verdade
Procure comer alimentos naturais que sejam minimamente processados. Uma maneira fácil de entender o conceito é usar a máxima: “descasque mais e desembale menos”, ou seja, priorize as verduras, frutas e legumes frescos. Se for comprar milho, por exemplo, escolha uma espiga ao invés de uma lata. Os vegetais congelados “in natura” são uma boa opção também. Além disso, é preciso lembrar que, mesmo incluindo saladas em suas refeições, ao temperá-las, o ideal é não utilizar molhos prontos ultraprocessados. Substitua por limão, sal, azeite de oliva, vinagre e especiarias.
Salgadinhos, pães, bolos e biscoitos levam muitos aditivos em sua composição para garantir textura, um prazo de validade estendido e sabor irresistível — o que faz com que você queira comer mais — , além de conterem muito açúcar e sódio, que podem levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão alta.
Procure ingerir muita água ao longo do dia
O consumo de água em abundância desempenha um papel fundamental na alimentação saudável e na saúde. Um organismo bem hidratado facilita a distribuição de nutrientes por todo o corpo e, ainda, previne a sobrecarga dos rins.
Vale ressaltar que estamos falando de água mineral, certo? Nada de substituir o seu consumo por sucos naturais ou processados, chás, refrigerantes ou qualquer outro tipo de bebida. Uma dica é ter garrafinhas de água sempre por perto, para incentivar e controlar o consumo ao longo do dia.
Diminua o consumo de açúcar
O açúcar refinado é uma fantástica fonte de energia, mas com valor nutricional zero. Presente na maioria dos alimentos processados, costuma ser um dos grandes vilões quando o assunto é saúde.
Você não precisa abrir mão do seu café ou suco adoçado, mas procure reduzir gradualmente a quantidade que usa. Faça um teste! Com o tempo você perceberá que o seu paladar se acostumará. Experimente, também, utilizar outras opções como o açúcar demerara, mascavo ou de coco, que, além de adoçar, possuem nutrientes como vitaminas e minerais.
Reduza o uso do sal
O sal ajuda a realçar o sabor dos alimentos e serve como conservante, mas o consumo em excesso é um dos grandes responsáveis pela hipertensão arterial no mundo — cerca de 30% dos adultos são afetados pela doença. Assim como o açúcar, ele está presente em grandes quantidades nos alimentos processados.
Em casa, você pode diminuir o uso do produto ao preparar os alimentos abusando de temperos naturais, como alho, cebola e ervas. Quanto melhor temperada for a comida, menos sal ela precisará.
Lembre-se de que, para ter uma alimentação saudável e saúde, é preciso prestar atenção aos excessos. Mesmo um alimento natural pode ser prejudicial, se consumido em grandes quantidades. O que vale é buscar equilíbrio, informação e usar o bom senso nas suas escolhas alimentares. Por fim, jamais dispense a orientação de um nutricionista. Às vezes, uma dieta alimentar que serviu para uma pessoa não necessariamente servirá para outras. Além disso, existem diversos produtos que se anunciam como saudáveis, “fit”, mas contém a mesma quantidade – às vezes até maior – de sal, açúcar e outros conservantes.
Faça como os Segurados Sabemi, que contam com uma equipe de especialistas para orientar e tirar dúvidas sobre alimentação adequada, além de incentivar que eles mantenham uma rotina saudável. Saiba mais aqui.
Achou esse conteúdo relevante? Deixe seu comentário, nós queremos saber a sua opinião!
Ouça nosso Podcast
Assine e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Seu cadastro foi realizado com sucesso.
A partir de agora você vai receber as atualizações do Blog Sabemi diretamente no seu e-mail.